Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

HORA DE AGIR chega a Santos

Entre os dias 26 e 28, a cidade de Santos sediará o 12º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Com o tema Hora de Agir, o evento deve receber 1,5 mil participantes, representando as 420 associações comerciais que integram a rede.
Ao longo dos três dias de atividades, os participantes debaterão questões importantes para o setor empresarial, entre elas o desafio da sustentabilidade no dia a dia das empresas. Simultaneamente ao congresso, serão realizados o 9º Encontro Estadual do Projeto Empreender, a 8ª Feira de Empreendedores Econômicos e Sociais e o 5º Encontro de Gestores da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE).

Importância - Para o presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, a escolha do tema Hora de Agir reflete a intenção da entidade de mobilizar as associações comerciais filiadas para iniciativas de fomento ao empreendedorismo. "Com a Boa Vista Serviços, chegou o momento de agir, isto é, de assumirmos nossa empresa e nosso papel institucional, tudo com muita inteligência, além de exercermos nossa pressão democrática. O congresso vai mostrar que o empresário que conseguir se adaptar às mudanças é o que sobreviverá no mercado", afirma Amato.
A escolha do município de Santos para sediar o evento, segundo o superintendente da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, deve-se ao prestígio da Associação Comercial de Santos (ACS), uma das mais antigas do Brasil, e a única a prestar o serviço de certificação de café no País. "A cidade oferece ótima infraestrutura em serviços, grande rede hoteleira, um centro de convenções adequado para as atividades e o porte do congresso. Os palestrantes, de alto nível, foram muito bem escolhidos e vêm de encontro ao tema do evento", diz.

Programação - Todas as atividades do congresso serão realizadas no Mendes Convention Center. A abertura oficial, no dia 26 à noite, terá a participação do Coral e Orquestra Baccarelli. Logo depois, acontecerá a abertura da 8ª Feira de Empreendedores Econômicos e Sociais, seguido por um coquetel.

No dia seguinte, pela manhã, estão programadas, entre outras atividades, a apresentação de casos de sucesso do Projeto Empreender Competitivo, o 5º Encontro de Gestores da CBMAE e uma plenária da Boa Vista Serviços (BVS).

Após o almoço, o representante no Brasil do Disney Institute, David Lederman, falará sobre o Jeito Disney de Encantar o Cliente. Em seguida, o destaque fica para a palestra magna do vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

Encerrando as atividades, o consultor do filme Tropa de Elite, Paulo Storani, graduado pela escola de formação de oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, fará a palestra Construindo uma equipe de excelência.

Associativismo - No dia 28, pela manhã, haverá a apresentação de mais casos de sucesso do Projeto Empreender e de ações voltadas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas através do associativismo, além de plenárias que mostrarão os resultados alcançados pela rede Facesp.

Á tarde, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, fará palestra sobre sustentabilidade e meio ambiente. Encerrando o congresso, o especialista em técnicas de comunicação para desenvolvimento de líderes, Reginaldo Tadeu de Souza, falará sobre Liderança pela emoção. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas, até o dia 21, pelo site www.facesp.com.br.

Empreendedores estão prontos

Dirigentes e executivos que integram as 420 associações comerciais filiadas à Facesp já estão se preparando para marcar presença e aproveitar a vasta gama de informações que serão disponibilizadas durante os três dias de congresso. Grande parte do trabalho de mobilização está sendo feito pelos presidentes e vice-presidentes das 18 Regionais Administrativas (RAs) da Facesp.

O vice-presidente da RA 3, Wilson Lourenço, tem conversado com os presidentes das associações comerciais da região do Alto do Tietê sobre a importância da participação das entidades. "Os dirigentes que vão ao congresso respiram empreendedorismo e associativismo, bandeiras defendidas pelo sistema das associações comerciais. Este ano, especialmente, eles terão a oportunidade de ouvir, falar e debater a sustentabilidade, palavra que está na ordem mundial e que teremos que colocar à frente das discussões em nosso dia a dia", diz Lourenço.

Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), é um dos dirigentes que já confirmaram presença no evento. "Tive a oportunidade de participar de outros congressos da Facesp e sei o quanto foi importante para mim. No evento, temos a oportunidade de debater as soluções de negócios de nossas entidades, trocar experiências, bem como saber o que está sendo preparado para ser implantado nas associações comerciais", afirma.

Na região centro-oeste do Estado, os dirigentes das associações comerciais da RA 15 também estão se mobilizando para o congresso. "Trata-se do principal evento empreendedor do País, em razão de reunir empreendedores para a discussão de importantes temas em comum", conclui o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Sérgio Lopes Sobrinho.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos


PARCEIROS